terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mais Sim City

Jogabilidade

O jogador primeiramente deve escolher uma região para começar o jogo, sendo que o jogo já vem com paisagens de cidades reais famosas, mas também pode criar uma nova região feita completamente por terra ou água. Em seguida deve escolher uma das paisagens da região, que pode ser grande, média ou pequena. Quando entra na paisagem, o jogador tem três modos de jogo a disposição:

  • Deus - É usado para controlar a natureza de forma muito avançada, podendo elevar, rebaixar ou nivelar o terreno, criar montanhas, vales, rios, vegetação, animais e etc. Quando a cidade é estabelecida as opções não são tão eficientes e algumas são até desabilitadas, mas é adicionada a função Dizimar Cidade, que destrói todas as contruções e apaga o jogo salvo.
  • Prefeito - Só pode ser usado se a cidade for estabelecida, fato irreversível. É usado para construir e governar a cidade, adicionar rodovias, sistemas de transportes, prédios municipais (escolas, hospitais), zonear a cidade (em zonas residenciais, comerciais ou industriais) entre outras funções.
  • Meu Sim - Esse modo especial faz conexão com o jogo The Sims, pegando os Sims do jogo e colocando-os na cidade, onde ele dará dicas para o jogador. Esse modo não é compatível com The Sims 2 e posteriores.

No modo deus existem funções do terreno, que são nivelar, elevar e rebaixar; possui funções de criar vegetação (árvores e plantas) e animais. Para criar picos e montanhas usa-se elevar terreno e para rios, lagos e oceanos usa-se rebaixar terreno, isso quando são usados aos extremos. Também é possível criar desastres naturais como terremotos, vulcões, tornados e etc. Esta função não é desabilitada com o estabelecimento da cidade.

Depois de criar a natureza, o jogador deve construir a cidade. É importante colocar rodovias (que podem ser ruas, estradas, avenidas, auto-estradas e cruzamentos), elas já vem com calçadas automaticamente. Outras principais construções são as zonas, que reservam espaços para a população construir edifícios particulares, podendo ser de três zonas: residencial, comercial e industrial, cada delas pode ter densidade alta, média ou baixa (zonas industriais de baixa densidade são chamadas de zonas agrícolas). A densidade mede a quantidade de pessoas que podem ficar nesse prédio, dando a lógica da baixa densidade ser simples casas e sobrados, enquanto alta densidade são grandes edifícios e arranha-céus. As zonas residenciais concentram população, as comerciais dão trabalho para a população e as zonas industriais produzem matéria para as comerciais. Uma cidade precisa ter as três zonas. Em terceiro lugar, deve-se colocar construções municipais, que são para segurança (delegacias, corpo de bombeiros), saúde (clínicas e hospitais) e educação (escolas e universidades). Cada construção tem tamanho (pequeno, médio ou grande), e nas questões de segurança são automaticamente equipadas com agentes. Também é essencial colocar sistemas de transportes públicos, como paradas de ônibus, trem urbano, metrô, entre outros. O último conceito importante é o meio ambiente, que exige colocar árvores, parques, áreas verdes e etc. O jogador tem secretários, que conversam e aconselham para cada uma dessas funções. Outra função conhecida do jogo são as maravilhas, que lista famosas construções do mundo para colocar na cidade (ex: Estátua da Liberdade, Torre Eiffel, Grande Pirâmide e etc.)

[editar]Pacote de expansão

Em 22 de setembro de 2003, a Maxis lançou o primeiro e único pacote de expansão de SimCity 4, denominado SimCity 4: A Hora do Rush. A expansão foi lançada também na versão SimCity 4: Deluxe Edition, juntamente com o jogo original, e em 4 de setembro de 2004, a Aspyr Media lançou o jogo para Mac OS X.

SimCity 4: A Hora do Rush tem ênfase no transporte, aumentando o leque de opções de avenidas, bem como permitindo ao jogador rastrear o fluxo do tráfego, e adiciona o controle de veículos, a construção de grandes instalações civis e o novo estilo arquitetônico euro-contemporâneo.

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

Precedido por
SimCity 3000
SimCity 4
2003
Sucedido por
SimCity Societies

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