terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mais Spore

Desenvolvimento

Originalmente, Spore era um nome de produção, sugerido por Ocean Quigley para o jogo que seria referido primeiramente ao público como SimEverything.[carece de fontes] O título original fora descartado, pois, segundo o próprio Will Wright (que sugerira SimEverything) "Spore não é uma parte da série Sim, sendo totalmente diferente".

Vários designers, de várias empresas, foram escolhidos a dedo para a produção do jogo, que durou sete anos.[carece de fontes]

[editar]Música

A geração musical para o jogo foi projetada por Brian Eno, renomado artista de músicas de ambiente. Cada estágio possui várias faixas únicas, assim como os criadores, cada parte produz um som - compostas também pelo artista.[carece de fontes]

[editar]Gênero

Spore é chamado de jogo "multi-gênero", por se enquadrar em vários gêneros de jogos. Entre eles está a Simulação, a Estratégia, o Free Action (Ação Livre), entre outros. Oficialmente, noBrasil, o gênero é Simulação, divulgado pela empresa e pelo Ministério da Justiça.

[editar]Jogabilidade

Como em The Sims e SimCity, as outras criações de sucesso de Will Wright, Spore pode ser jogado apenas com o uso do mouse (rato), embora tenha atalhos no teclado.

Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas, jogabilidades diferentes entre si e mecânicas parecidas com outros jogos.[carece de fontes] Note:

Spore é o primeiro jogo da Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de Os Grox.[carece de fontes]

Também, no Estágio Espacial, é possível encontrar o planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento de The Sims 3 em Junho de 2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pela Terra no Spore.[carece de fontes] Mas isto permanece como um rumor não-confirmado.

[editar]Comunidade

Spore é considerado o jogo que define os games na Web 2.0, pois tem integração com o serviço de compartilhamento de vídeos, YouTube, e (há previsão) com o serviço de fotos Flickr.[carece de fontes]

A equipe de Spore criou o canal do jogo no YouTube, com vários vídeos de trailers, tutoriais e informações sobre o jogo. Além disso, várias pessoas postam seus links para seus vídeos criados no jogo por este canal.

É possível, dentro do jogo, criar os chamados Sporecasts, que são coleções de criações específicas. Também está acessível o MySpore Page, que serve como um serviço de relacionamentos (como o Orkut, o Facebook ou o MySpace), o serviço de recados deve ser implantado em breve.

[editar]Sporepédia

Considerado o principal recurso do jogo, a Sporepédia é um serviço que engloba todo o conteúdo online do jogo. Dentro da Sporepédia se encontra:

  • A Minha Pagina Spore pessoal;
  • Os Sporecasts;
  • O Catálogo Spore;
  • Sua Lista de Amigos;
  • As criações da Maxis;
  • As suas criações e as baixadas.

Na internet, a versão da Sporepédia permite ver todas as criaturas de todos os jogadores. Com cerca de um milhão de usuários on-line, a Sporepédia recebe um milhão de conteúdos a cada três dias, aproximadamente.[carece de fontes]

Pode-se compartilhar na Sporepédia, atualmente:

  • Pré-Criaturas;
  • Criaturas;
  • Fornecedores;
  • Edifícios;
  • Veículos;
  • Naves Espaciais;
  • Missões.

Os conteúdos que podem ser criados, mas não compartilhados são:

  • Hinos;
  • Células.

Com a retirada do Criador de Flora (possivelmente presente em alguma expansão futura)[carece de fontes], não é possível criar ou compartilhar a Flora. Apesar disso, se encontra em uma versão antiga apesar de métodos encontrados em fã-sites.

Todas as criações, desde Células a Mundos inteiros, pesam em torno de 20kb, em formato de pequenas imagens .png, isto é possível graças a tecnologia de geração processual, que coloca na tela apenas o que se vê, retirando dados desnecessários. Isso facilita que a Sporepédia baixe milhares de conteúdos em minutos, nunca deixando um jogo semelhante ao outro.[carece de fontes]

[editar]Gestão de Direitos Digitais (DRM)

Spore utiliza uma versão modificada do software de Gestão de direitos digitais (GDD, em inglês Digital Rights Management ou DRM) SecuROM para evitar cópias, que requer uma autenticação ao término da instalação do jogo, ou quando o modo online é acessado. O anúncio do novo sistema veio logo após as fortes críticas devido ao sistema original, que exigiria que o usuário autenticasse a cada dez dias. Além disso, instalações de uma cópia do jogo só podem ser autenticadas no máximo três vezes. O Suporte da EA, porém, afirma que o usuário (caso tenha atingido seu limite de três instalações) pode entrar em contato e, após analisar o caso, ter o seu limite de instalações resetado.

Como resultado do esquema de proteção, cerca de 90% das análises do site Amazon.com deram a Spore uma estrela, a classificação mais baixa. A Electronic Arts citou o SecuROM como um "padrão para a indústria", e a política de segurança usada nas músicas do iPod da Apple como justificativa para o modelo de controle. O ex-desenvolvedor da Maxis, Chris Harris, considerou o DRM um "desastre totalmente evitável".

Apesar do uso do GDD, Spore foi baixado ilegalmente pelo protocolo de compartilhamento de arquivos BitTorrent mais de 500.000 vezes, e está a caminho de se tornar o jogo mais pirateado da história[carece de fontes], sendo que foi o mais pirateado de 2008[1][2].

[editar]Os editores

Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada fase tem seu específico editor.

Estágio Celular - No editor celular, você cria seu microrganismo (ou modifica-o), usando partes como movimentação e ataque, por exemplo, você chega a ele quando atinge os pontos de DNA necessários.

Estágio de Criatura - O editor Criatura é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor/textura da sua pele.

Estágio Tribal - Nele há o editor de vestimenta tribal, onde o jogador decide a roupa usada pelos membros da tribo. É um estágio que lembra em muito os clássicos jogos de estratégia.

Estágio de Civilização - Neste estágio, o editor serve para construir edificações (casas, fábricas, etc.), e com o avanço do jogo, o jogador irá criar veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Seu objetivo é dominar o planeta, através de seu poder militar, econômico ou religioso (destruindo, comprando ou convertendo as outras comunidades).

Estágio Espacial - O jogador, ao terminar a fase civilização, deverá construir seu OVNI (Espaçonave). Enfim, explore o universo. É a fase mais longa de Spore, no qual você se alia, cria rota comerciais, entra em guerra, cumpre missões, ou simplesmente navega pelo universo.

[editar]Estágios

Spore é o primeiro jogo de simulação dividido em Estágios distintos. Cada um traz mecânicas diferentes e um visual diferenciado.

O seletor de dificuldade de Spore, depois do primeiro patch, foi melhorado. Os níveis Médio e Difícil tiveram atualizações, tornando-se mais complexos.

Para iniciar o jogo, você pode escolher um planeta na Tela da Galáxia. Depois disso, escolher um estágio (que só serão liberados após completar todos os estágios). Respectivamente, você deve escolher a dieta de seu animal, um tema (opcional) e o nome do planeta.

Os estágios são:

Estágio Celular - No fundo das águas do planeta, num nível microscópico, o objetivo do jogador é fazer sua célula comer alimentos de acordo com a sua dieta (se a célula é Herbívora deve comer plantas, se é Carnívora deve devorar pedaços de carne ou comer células menores e às vezes maiores) e evoluir de tamanho, tomando cuidado com células maiores e mais fortes. Para conseguir novas partes deve-se coletar fragmentos de meteoros ou matar células mais complexas. Quando a célula chegar a um certo nível de evolução, se alimentando bem, ela passa para o Estágio de Criatura e é direcionada para um criador exclusivo que apresenta pernas e as células em questão, que são bidimensionais, em 3D.

Estágio de Criatura - A célula ganha pernas, e já pode sair das águas e pisar em terra firme, tornando-se uma criatura. Dessa vez com um ninho, onde pode ganhar pontos de saúde. O objetivo é conhecer e aliar-se a novas criaturas, ou ganhar novos inimigos. A novidade mais legal, é que a criatura tem um planeta inteiro para explorar, tomando cuidado com criaturas mais poderosas, e se preocupando com a Saúde e a Fome. Você pode achar "Épicos", que são criaturas gigantes e quase indestrutíveis e "Criminosos", que são "criaturas maiores, mais fortes e mais nervosas e violentas que o ajudam mais a evoluir ao serem destruídos ou impressionados. É a primeira fase em 3D. Quando a criatura ganhar um certo número de aliados e/ou inimigos ela passa de estágio.

Estágio Tribal - Quando a criatura atinge um nível de sapiência suficiente, ela evolui e passa para a próxima fase, a tribal. Nesta, o jogador irá controlar uma tribo inteira de seres da mesma espécie, com um novo estilo de jogo. Aqui, as criaturas irão interagir com ferramentas, cabanas e outras coisas. Ainda assim, a caça é fundamental para a sobrevivência da espécie.

Estágio de Civilização - Quando a tribo evolui, o jogador irá avançar para a fase Civilização, onde ele controlará uma cidade em si, e não poucas cabanas como é o Estágio Tribal. Nesta fase, o jogador controla a felicidade de seus habitantes, criar fábricas e casas e controlar suas fontes de especiaria. Após a etapa anterior, o jogador entra em uma fase em que não existe apenas uma cidade, mas outras cidades diferentes da sua. O jogador terá de interagir com estes outros povos por meio de diplomacia, comércio ou conflitos. Aqui, o jogador criará veículos, para poder justamente interagir com estas outras culturas. o objetivo dessa fase é unificar todo o planeta.

Estágio Espacial - A última fase, o Espacial, irá ambientar a espécie no último nível evolucionário. Aqui, o jogador irá criar seu OVNI (Espaçonave), e então lançar-se no espaço. O jogador irá interagir com povos de outros planetas, fundar colônias, explorar a galáxia, entre outras missões. Aqui, várias ferramentas irão aparecer, como armas, ferramentas de socialização, ferramentas de terraformação e outras. O maior objetivo nesse estágio é chegar até o núcleo da galáxia, que é protegido por uma espécie de criaturas ciborgues e cruéis chamadas de "Os Grox".

[editar]O Início da Vida

Se for escolhido começar o Estágio de Célula, inicia-se um vídeo em computação gráfica.

Um cometa choca-se com o planeta escolhido, dentro de um destes pedaços, seu pequeno organismo sai, em busca de alimentos.

[editar]Estágio Celular

No Estágio Celular, você vive em um ambiente 2D com detalhes 3D. Ao sair dos destroços do meteoro, sua célula deve se alimentar, acumulando Pontos de DNA.

Estes, por sua vez, podem ser trocados por novas partes, como olhos, bocas, armas e nadadeiras. Isto facilita o progresso no estágio.

As células carnívoras devem se alimentar exclusivamente de carne, sendo necessário caçar outras células ou alimentar-se dos pequenos pedaços que ficam perdidos no meio do oceano. As células herbívoras, no entanto, devem fugir das carnívoras, o que necessita de mais partes de mobilidade. Elas se alimentam de pequenas algas, que podem estar presas umas às outras ou sozinhas.

Um terceiro tipo de dieta pode ser liberado no Estágio Celular. Os onívoros. Estes se alimentas tanto de carne quanto de plantas, o que deixa o estágio mais simplificado. Pode-se criar uma célula onívora colocando ambas as bocas carnívora e herbívora, ou colocando uma boca especial, que é um pouco mais cara mas vale a pena.

Ele equipa três tipos de arma, espinhos que atacam de perto, uma que joga veneno nas suas proximidades e uma elétrica que gera "campos de força" e atira nos inimigos.

Existem três partes de movimentos: flagelos que você começa com um e pode comprar outros depois, cílios que é um pouco melhor pois anda mais rápido, e "jato" que aumenta muito seu movimento.

Os três tipos de olhos tem a mesma função, que é melhorar a capacidade visual de sua célula (sem os olhos, você vê praticamente apenas sombras).

[editar]Estágio de Criatura

Você fica em 3D e todos as partes de célula ganham outras funções.

As outras espécies e você (exceto épicos,criminosos e extintos) vivem perto de seus semelhantes. Esses grupos podem ser inimigos, amigos, aliados, conhecidos, amedrontados, extintos ou anônimos. Isso define como você se comporta relativamente a eles.

No primeiro, você teve brigas e não matou nenhum deles.

No segundo, você impressionou um ou dois deles (não existem criminosos nem solitários com este estatuto, porque eles saltam de conhecido para aliado).

No terceiro, você impressionou três deles (só um,no caso de criminosos ou solitários).

No quarto, você passou por eles, mas não impressionou nem brigou com nenhum. É o mais comum.

No quinto, você matou um deles, mas eles não conseguem se defender e tem medo de você (não existem criminosos ou solitários assim, pois eles saltam de conhecidos ou inimigos para extintos).

No sexto, você matou todos eles.

No último, seu mapa reconhece que existem eles, mas você nunca passou por eles.

Esse estágio é muito mais difícil que o celular, pois ele dificulta aos poucos e é mais demorado.


[editar]Estágio Tribal

Sua criatura agora é inteligente é constroi uma vila.É um estágio simples,e considerado por alguns o mais facil do jogo.Se resume a coletar alimentos, socializar com criaturas selvagens,ou caça-las;e atacar e destruir outras vilas e tribos,ou transforma-las em aliados.Dependendo de suas atitutes neste estágio,podem fazer com que ganhe o cartão vermelho (Agressivo), azul (Hábil), ou o cartão verde (Amistoso).

[editar]Estágio Civilização

Neste estágio sua espécie ganha a habilidade de criar veiculos e vira a unica espécie sapiente do planeta.Seu objetivo é conquistar outras cidades,seja comprando-as(por civilizações econômicas),convertendo-as(por civilizações religiosas) ou dominando-as(por poderio militar).Dependendo de suas atitudes,você poderá ganhar o cartão vermelho(Militar),verde(Religioso) ou azul(econômico).

[editar]Críticas

O escritor de ficção científica, David Brin, que está desenvolvendo um conceito parecido (chamado Exorarium), comentou com o autor do jogo Will Wright que, enquanto Exorarium seria uma simulação da Evolução, SPORE seria uma simulação de Design inteligente.[3]

[editar]Expansões

Spore Spore Cute & Creepy Parts Pack

É o que equivale à uma Coleção de Objetos do The Sims. Adiciona partes fofinhas e medonhas, horrorosas. Foi lançado em 20 de Novembro de 2008

Spore Galactic Adventures Expansion Pack

Com ela você pode sair de sua nave e ir em outros planetas, ganhar pontos e evoluir seu capitão, colocando as mais diversas armas, como Lasers e Sabres. Foi adicionado o Criador de Aventuras para você fazer suas aventuras. O jogo em si é ótimo. Foi lançado dia 10 de julho de 2009

De:Desenvolvimento

Originalmente, Spore era um nome de produção, sugerido por Ocean Quigley para o jogo que seria referido primeiramente ao público como SimEverything.[carece de fontes] O título original fora descartado, pois, segundo o próprio Will Wright (que sugerira SimEverything) "Spore não é uma parte da série Sim, sendo totalmente diferente".

Vários designers, de várias empresas, foram escolhidos a dedo para a produção do jogo, que durou sete anos.[carece de fontes]

[editar]Música

A geração musical para o jogo foi projetada por Brian Eno, renomado artista de músicas de ambiente. Cada estágio possui várias faixas únicas, assim como os criadores, cada parte produz um som - compostas também pelo artista.[carece de fontes]

[editar]Gênero

Spore é chamado de jogo "multi-gênero", por se enquadrar em vários gêneros de jogos. Entre eles está a Simulação, a Estratégia, o Free Action (Ação Livre), entre outros. Oficialmente, noBrasil, o gênero é Simulação, divulgado pela empresa e pelo Ministério da Justiça.

[editar]Jogabilidade

Como em The Sims e SimCity, as outras criações de sucesso de Will Wright, Spore pode ser jogado apenas com o uso do mouse (rato), embora tenha atalhos no teclado.

Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas, jogabilidades diferentes entre si e mecânicas parecidas com outros jogos.[carece de fontes] Note:

Spore é o primeiro jogo da Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de Os Grox.[carece de fontes]

Também, no Estágio Espacial, é possível encontrar o planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento de The Sims 3 em Junho de 2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pela Terra no Spore.[carece de fontes] Mas isto permanece como um rumor não-confirmado.

[editar]Comunidade

Spore é considerado o jogo que define os games na Web 2.0, pois tem integração com o serviço de compartilhamento de vídeos, YouTube, e (há previsão) com o serviço de fotos Flickr.[carece de fontes]

A equipe de Spore criou o canal do jogo no YouTube, com vários vídeos de trailers, tutoriais e informações sobre o jogo. Além disso, várias pessoas postam seus links para seus vídeos criados no jogo por este canal.

É possível, dentro do jogo, criar os chamados Sporecasts, que são coleções de criações específicas. Também está acessível o MySpore Page, que serve como um serviço de relacionamentos (como o Orkut, o Facebook ou o MySpace), o serviço de recados deve ser implantado em breve.

[editar]Sporepédia

Considerado o principal recurso do jogo, a Sporepédia é um serviço que engloba todo o conteúdo online do jogo. Dentro da Sporepédia se encontra:

  • A Minha Pagina Spore pessoal;
  • Os Sporecasts;
  • O Catálogo Spore;
  • Sua Lista de Amigos;
  • As criações da Maxis;
  • As suas criações e as baixadas.

Na internet, a versão da Sporepédia permite ver todas as criaturas de todos os jogadores. Com cerca de um milhão de usuários on-line, a Sporepédia recebe um milhão de conteúdos a cada três dias, aproximadamente.[carece de fontes]

Pode-se compartilhar na Sporepédia, atualmente:

  • Pré-Criaturas;
  • Criaturas;
  • Fornecedores;
  • Edifícios;
  • Veículos;
  • Naves Espaciais;
  • Missões.

Os conteúdos que podem ser criados, mas não compartilhados são:

  • Hinos;
  • Células.

Com a retirada do Criador de Flora (possivelmente presente em alguma expansão futura)[carece de fontes], não é possível criar ou compartilhar a Flora. Apesar disso, se encontra em uma versão antiga apesar de métodos encontrados em fã-sites.

Todas as criações, desde Células a Mundos inteiros, pesam em torno de 20kb, em formato de pequenas imagens .png, isto é possível graças a tecnologia de geração processual, que coloca na tela apenas o que se vê, retirando dados desnecessários. Isso facilita que a Sporepédia baixe milhares de conteúdos em minutos, nunca deixando um jogo semelhante ao outro.[carece de fontes]

[editar]Gestão de Direitos Digitais (DRM)

Spore utiliza uma versão modificada do software de Gestão de direitos digitais (GDD, em inglês Digital Rights Management ou DRM) SecuROM para evitar cópias, que requer uma autenticação ao término da instalação do jogo, ou quando o modo online é acessado. O anúncio do novo sistema veio logo após as fortes críticas devido ao sistema original, que exigiria que o usuário autenticasse a cada dez dias. Além disso, instalações de uma cópia do jogo só podem ser autenticadas no máximo três vezes. O Suporte da EA, porém, afirma que o usuário (caso tenha atingido seu limite de três instalações) pode entrar em contato e, após analisar o caso, ter o seu limite de instalações resetado.

Como resultado do esquema de proteção, cerca de 90% das análises do site Amazon.com deram a Spore uma estrela, a classificação mais baixa. A Electronic Arts citou o SecuROM como um "padrão para a indústria", e a política de segurança usada nas músicas do iPod da Apple como justificativa para o modelo de controle. O ex-desenvolvedor da Maxis, Chris Harris, considerou o DRM um "desastre totalmente evitável".

Apesar do uso do GDD, Spore foi baixado ilegalmente pelo protocolo de compartilhamento de arquivos BitTorrent mais de 500.000 vezes, e está a caminho de se tornar o jogo mais pirateado da história[carece de fontes], sendo que foi o mais pirateado de 2008[1][2].

[editar]Os editores

Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada fase tem seu específico editor.

Estágio Celular - No editor celular, você cria seu microrganismo (ou modifica-o), usando partes como movimentação e ataque, por exemplo, você chega a ele quando atinge os pontos de DNA necessários.

Estágio de Criatura - O editor Criatura é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor/textura da sua pele.

Estágio Tribal - Nele há o editor de vestimenta tribal, onde o jogador decide a roupa usada pelos membros da tribo. É um estágio que lembra em muito os clássicos jogos de estratégia.

Estágio de Civilização - Neste estágio, o editor serve para construir edificações (casas, fábricas, etc.), e com o avanço do jogo, o jogador irá criar veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Seu objetivo é dominar o planeta, através de seu poder militar, econômico ou religioso (destruindo, comprando ou convertendo as outras comunidades).

Estágio Espacial - O jogador, ao terminar a fase civilização, deverá construir seu OVNI (Espaçonave). Enfim, explore o universo. É a fase mais longa de Spore, no qual você se alia, cria rota comerciais, entra em guerra, cumpre missões, ou simplesmente navega pelo universo.

[editar]Estágios

Spore é o primeiro jogo de simulação dividido em Estágios distintos. Cada um traz mecânicas diferentes e um visual diferenciado.

O seletor de dificuldade de Spore, depois do primeiro patch, foi melhorado. Os níveis Médio e Difícil tiveram atualizações, tornando-se mais complexos.

Para iniciar o jogo, você pode escolher um planeta na Tela da Galáxia. Depois disso, escolher um estágio (que só serão liberados após completar todos os estágios). Respectivamente, você deve escolher a dieta de seu animal, um tema (opcional) e o nome do planeta.

Os estágios são:

Estágio Celular - No fundo das águas do planeta, num nível microscópico, o objetivo do jogador é fazer sua célula comer alimentos de acordo com a sua dieta (se a célula é Herbívora deve comer plantas, se é Carnívora deve devorar pedaços de carne ou comer células menores e às vezes maiores) e evoluir de tamanho, tomando cuidado com células maiores e mais fortes. Para conseguir novas partes deve-se coletar fragmentos de meteoros ou matar células mais complexas. Quando a célula chegar a um certo nível de evolução, se alimentando bem, ela passa para o Estágio de Criatura e é direcionada para um criador exclusivo que apresenta pernas e as células em questão, que são bidimensionais, em 3D.

Estágio de Criatura - A célula ganha pernas, e já pode sair das águas e pisar em terra firme, tornando-se uma criatura. Dessa vez com um ninho, onde pode ganhar pontos de saúde. O objetivo é conhecer e aliar-se a novas criaturas, ou ganhar novos inimigos. A novidade mais legal, é que a criatura tem um planeta inteiro para explorar, tomando cuidado com criaturas mais poderosas, e se preocupando com a Saúde e a Fome. Você pode achar "Épicos", que são criaturas gigantes e quase indestrutíveis e "Criminosos", que são "criaturas maiores, mais fortes e mais nervosas e violentas que o ajudam mais a evoluir ao serem destruídos ou impressionados. É a primeira fase em 3D. Quando a criatura ganhar um certo número de aliados e/ou inimigos ela passa de estágio.

Estágio Tribal - Quando a criatura atinge um nível de sapiência suficiente, ela evolui e passa para a próxima fase, a tribal. Nesta, o jogador irá controlar uma tribo inteira de seres da mesma espécie, com um novo estilo de jogo. Aqui, as criaturas irão interagir com ferramentas, cabanas e outras coisas. Ainda assim, a caça é fundamental para a sobrevivência da espécie.

Estágio de Civilização - Quando a tribo evolui, o jogador irá avançar para a fase Civilização, onde ele controlará uma cidade em si, e não poucas cabanas como é o Estágio Tribal. Nesta fase, o jogador controla a felicidade de seus habitantes, criar fábricas e casas e controlar suas fontes de especiaria. Após a etapa anterior, o jogador entra em uma fase em que não existe apenas uma cidade, mas outras cidades diferentes da sua. O jogador terá de interagir com estes outros povos por meio de diplomacia, comércio ou conflitos. Aqui, o jogador criará veículos, para poder justamente interagir com estas outras culturas. o objetivo dessa fase é unificar todo o planeta.

Estágio Espacial - A última fase, o Espacial, irá ambientar a espécie no último nível evolucionário. Aqui, o jogador irá criar seu OVNI (Espaçonave), e então lançar-se no espaço. O jogador irá interagir com povos de outros planetas, fundar colônias, explorar a galáxia, entre outras missões. Aqui, várias ferramentas irão aparecer, como armas, ferramentas de socialização, ferramentas de terraformação e outras. O maior objetivo nesse estágio é chegar até o núcleo da galáxia, que é protegido por uma espécie de criaturas ciborgues e cruéis chamadas de "Os Grox".

[editar]O Início da Vida

Se for escolhido começar o Estágio de Célula, inicia-se um vídeo em computação gráfica.

Um cometa choca-se com o planeta escolhido, dentro de um destes pedaços, seu pequeno organismo sai, em busca de alimentos.

[editar]Estágio Celular

No Estágio Celular, você vive em um ambiente 2D com detalhes 3D. Ao sair dos destroços do meteoro, sua célula deve se alimentar, acumulando Pontos de DNA.

Estes, por sua vez, podem ser trocados por novas partes, como olhos, bocas, armas e nadadeiras. Isto facilita o progresso no estágio.

As células carnívoras devem se alimentar exclusivamente de carne, sendo necessário caçar outras células ou alimentar-se dos pequenos pedaços que ficam perdidos no meio do oceano. As células herbívoras, no entanto, devem fugir das carnívoras, o que necessita de mais partes de mobilidade. Elas se alimentam de pequenas algas, que podem estar presas umas às outras ou sozinhas.

Um terceiro tipo de dieta pode ser liberado no Estágio Celular. Os onívoros. Estes se alimentas tanto de carne quanto de plantas, o que deixa o estágio mais simplificado. Pode-se criar uma célula onívora colocando ambas as bocas carnívora e herbívora, ou colocando uma boca especial, que é um pouco mais cara mas vale a pena.

Ele equipa três tipos de arma, espinhos que atacam de perto, uma que joga veneno nas suas proximidades e uma elétrica que gera "campos de força" e atira nos inimigos.

Existem três partes de movimentos: flagelos que você começa com um e pode comprar outros depois, cílios que é um pouco melhor pois anda mais rápido, e "jato" que aumenta muito seu movimento.

Os três tipos de olhos tem a mesma função, que é melhorar a capacidade visual de sua célula (sem os olhos, você vê praticamente apenas sombras).

[editar]Estágio de Criatura

Você fica em 3D e todos as partes de célula ganham outras funções.

As outras espécies e você (exceto épicos,criminosos e extintos) vivem perto de seus semelhantes. Esses grupos podem ser inimigos, amigos, aliados, conhecidos, amedrontados, extintos ou anônimos. Isso define como você se comporta relativamente a eles.

No primeiro, você teve brigas e não matou nenhum deles.

No segundo, você impressionou um ou dois deles (não existem criminosos nem solitários com este estatuto, porque eles saltam de conhecido para aliado).

No terceiro, você impressionou três deles (só um,no caso de criminosos ou solitários).

No quarto, você passou por eles, mas não impressionou nem brigou com nenhum. É o mais comum.

No quinto, você matou um deles, mas eles não conseguem se defender e tem medo de você (não existem criminosos ou solitários assim, pois eles saltam de conhecidos ou inimigos para extintos).

No sexto, você matou todos eles.

No último, seu mapa reconhece que existem eles, mas você nunca passou por eles.

Esse estágio é muito mais difícil que o celular, pois ele dificulta aos poucos e é mais demorado.


[editar]Estágio Tribal

Sua criatura agora é inteligente é constroi uma vila.É um estágio simples,e considerado por alguns o mais facil do jogo.Se resume a coletar alimentos, socializar com criaturas selvagens,ou caça-las;e atacar e destruir outras vilas e tribos,ou transforma-las em aliados.Dependendo de suas atitutes neste estágio,podem fazer com que ganhe o cartão vermelho (Agressivo), azul (Hábil), ou o cartão verde (Amistoso).

[editar]Estágio Civilização

Neste estágio sua espécie ganha a habilidade de criar veiculos e vira a unica espécie sapiente do planeta.Seu objetivo é conquistar outras cidades,seja comprando-as(por civilizações econômicas),convertendo-as(por civilizações religiosas) ou dominando-as(por poderio militar).Dependendo de suas atitudes,você poderá ganhar o cartão vermelho(Militar),verde(Religioso) ou azul(econômico).

[editar]Críticas

O escritor de ficção científica, David Brin, que está desenvolvendo um conceito parecido (chamado Exorarium), comentou com o autor do jogo Will Wright que, enquanto Exorarium seria uma simulação da Evolução, SPORE seria uma simulação de Design inteligente.[3]

[editar]Expansões

Spore Spore Cute & Creepy Parts Pack

É o que equivale à uma Coleção de Objetos do The Sims. Adiciona partes fofinhas e medonhas, horrorosas. Foi lançado em 20 de Novembro de 2008

Spore Galactic Adventures Expansion Pack

Com ela você pode sair de sua nave e ir em outros planetas, ganhar pontos e evoluir seu capitão, colocando as mais diversas armas, como Lasers e Sabres. Foi adicionado o Criador de Aventuras para você fazer suas aventuras. O jogo em si é ótimo. Foi lançado dia 10 de julho de 2009

De:http://pt.wikipedia.org/wiki/Spore

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